top of page

O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR!

Atualizado: 10 de out. de 2023



Na economia brasileira o cenário é otimista, enquanto a previsão do PIB (Produto Interno Bruto) para 2020 é encolher em torno de 4%, para várias consultorias especializadas, para 2021 a perspectiva já é de um crescimento de 3,5%.

O varejo brasileiro também já mostra uma retomada e, segundo a Fecomércio São Paulo, a previsão é que as vendas cresçam 3% em 2020.

Na bolsa de valores o índice Ibovespa, que é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, já opera novamente acima dos 100 mil pontos.

Para Erik Penna, especialista em vendas e palestrante motivacional, um olhar especial para esses dados pode ressignificar a maneira otimista de imaginar o futuro. Além disso, o período de isolamento social durante a pandemia também pode ser visto por um lado positivo, ao transformar acontecimentos negativos em aprendizados e ações mais positivas dali em diante.

Como disse Nelson Mandela: Eu nunca perco, ou eu ganho ou eu aprendo! 2020 foi um ano de muito aprendizado. Ano em que as pessoas foram obrigadas a se preocupar menos com o futuro, privilegiar o presente e encontrar o que há de fantástico em cada dia.

Antes da pandemia, era comum identificar alguns indivíduos com tanta pressa que nem notava o ser humano ali ao seu lado. As vezes com a pressa, olhava mas não via.

Agora tem sido mais comum e fantástico ver o ser humano perceber mais o outro. “É sensacional presenciar cenas de pessoas cantando parabéns e cantando para o vizinho na sacada do prédio. Momentos especiais ocorreram em meio a quarentena, como dar preferência ao comércio local, prestigiar os vizinhos e passar a se preocupar mais com o próximo”, enfatiza Erik.

Várias pessoas despertaram o anseio de ajudar alguém, descobriram que é melhor ajudar do que ser ajudado. E que o aplauso do outro é importante, no entanto, o aplauso mais impactante vem do nosso interior.

No âmbito pessoal, 2020 foi o ano em que muita gente passou a levar mais a sério a própria saúde, a se cuidar mais, afinal, ou a pessoa arruma um tempo para cuidar da saúde ou terá que arrumar um tempo para cuidar da doença.

De fato, tem ganhos que não são materiais!

A pandemia acelerou algumas mudanças como o comércio cada vez mais digitalizado, as reuniões on-line, a educação à distância e o home office. Isso tudo gerou uma nova percepção do que realmente importa na vida, inclusive algumas pessoas descobriram que não adianta ser apenas campeão no trabalho, é preciso também ser medalha de ouro em casa.

Em alguns casos precisamos de um instante de escuridão para perceber o que realmente brilha em nossa vida.

As crises vêm e vão, e o maior ganho é estar vivo, com saúde e ter a consciência que entregou o seu melhor, afinal só é justo querer o impossível, depois que já fez todo o possível.

Com certeza o ser humano deve sair melhor e mais fortalecido com tudo isso. E claro, mais otimista!

“Lembre-se, a voz que você mais escuta é a sua, então, transborde otimismo. Mais paixão pelo hoje e que venha o amanhã”, concluiu o especialista.


* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10” e “21 soluções para potencializar seu negócio”. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br


Commentaires


bottom of page